fbpx

Morre um apaixonado cinéfilo

Aos 74 anos, morre o crítico de cinema, apresentador e teatrólogo Rubens Ewald Filho.

A informação foi confirmada pelo ator Germano Pereira e pela produtora cultural Bia Venturini, amigos do crítico.

O crítico internado em estado grave desde o dia 23 de maio, no Hospital Samaritano, em São Paulo, logo após sofrer um acidente em uma escada rolante de um shopping recorrente de um desmaio. Marta Giovanelli, assistente do jornalista, afirmou que a queda foi causada por uma arritmia cardíaca.

O velório ocorrerá na Cinemateca Brasileira, nesta quinta-feira (20/06), das 7h às 15h. O enterro será no Cemitério dos Protestantes a partir das 16h.

Rubens Ewald Filho nasceu em Santos, considerado um dos maiores nomes da crítica cinematográfica de nosso país. Quendo criança, adiquiriu o hábito de tomar notas todos os filmes em um caderno com todos os detalhes dos filmes que pra ele eram importantes saber.

Iniciou carreira escrevendo para o jornal A Tribuna, de sua cidade natal, e foi redator do Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo, Em 1970, começou a se dedicar ao cinema, não como crítico!!! Começou como ator, em filmes como As Gatinhas (1970) e, seguido como roteirista. em Em 1977 escreveu Dicionário de Cineastas, obra que é referência até hoje para os antigos e novos críticos do ramo. Também desenhou uma trajetória como novelista, em Éramos Seis (1977), Gina (1978) e Drácula, uma História de Amor (1980). Sua última novela foi Iaiá Garcia, para a TV Cultura, em 1982. Foi colaborador da Revista VEJA dos anos 1990.

Nos últimos tempos seguiu como diretor de programação e produção da HBO Brasil e apresentador de programas em emissoras como TV Cultura, Record, Band e o canal de tv pago TNT. Tornou-se muito conhecido, desde 1983, por comentar as cerimônias do Oscar — primeiro na Globo, depois no SBT e, atualmente estava brilhando na TNT — e por ter assistido a mais de 35.000 filmes.

No começo deste ano ganhou um quadro no canal no YouTube da TNT.

Critico, entusiasta e acima de tudo um apaixonado.

Essa é a nossa homenagem a um cara que nos ensinou a ver o cinema com outros olhos… Obrigado Rubens!!!!

Nerd OldSchool desenhista ilustrador, publicitário, locutor, artista, estudante anarquista, louco por cinema, pai e marido.

Damasio Neto

Nerd OldSchool desenhista ilustrador, publicitário, locutor, artista, estudante anarquista, louco por cinema, pai e marido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *