fbpx

Tolerância – Uma Necessidade Social

A atual vida em sociedade com seu estresse contínuo nas grandes cidades e relatos constantes de violência por motivos diversos nos assusta. Mas antes disso deveria nos trazer a reflexão sobre uma virtude que deve ser mais bem compreendida e cultivada em nossa vida: a Tolerância.

Historicamente a tolerância em âmbito social poderia ter evitado o estopim da primeira guerra mundial e o desenvolvimento do nazismo, além de muitos conflitos de cunho étnico ou religioso.

030518-2ln7jEymUiST7-300x225 Tolerância - Uma Necessidade Social

Quando o sujeito volta-se para si a Tolerância ganha outra proporção. Pois devemos ser tolerantes com nós mesmos, conhecendo nossos limites no esforço de superá-los, sem nunca negar nossa essência ou existência, já que pode resultar em autodestruição. A partir disso a empatia entra em cena nos projetando para o outro e estabelecendo a tolerância nas relações.

Cabe dizer que este valor humano não é a chave para a solução de todos os problemas em sociedade, mas com certeza é importantíssima para ser construída diariamente.

Afinal: existem limites para se tolerar, é possível vislumbrar uma situação em que a tolerância ganhou mais prejuízos do que ganhos?

Fonte: https://filosofiacienciaevida.com.br/tolerancia/

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Jonnathan Freitas

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Um comentário em “Tolerância – Uma Necessidade Social

  • 21 de junho de 2019 em 01:57
    Permalink

    Excelente reflexão. A tolerância tem relação direta com o amor, junto com a empatia age como um antídoto para os conflitos de convivência. Parabéns.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *