fbpx

Liberdade Sentenciada

No país conservador mascarado, machista e com educação precária não é fácil ser mulher. Este texto não é sobre mercado de trabalho, obrigações, é sobre questões de convivência social, é sobre a união das mulheres através da empatia, denominada de sororidade, ou melhor, de sua falta na sociedade.

Sororidade é a aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos comuns. Termo utilizado pelo pensamento feminista e que nos ajuda a entender o que quero dizer.

download-300x158 Liberdade SentenciadaNão é fácil ser mulher principalmente quando se é criada com liberdade.  Como é caro o preço de agir conforme os próprios instintos, como bônus ganha-se muitas sentenças. Quando se decide não entrar no jogo imposto pela sociedade que coloca a mulher contra a mulher, quando não se segue os muitos livros e matérias de “como fazer” , “10 dicas para conquistar o homem”, “99 maneiras de enlouquecer o homem na cama”.

Certa vez, li o livro “O que toda mulher inteligente deve saber” e descobri que a melhor coisa que a mulher deve fazer é não ler esse livro, a menos que queira deixar de ser o que é para agradar alguém.

Não é fácil ser mulher quando se fala de sexo com naturalidade, dos desejos, as dúvidas, anseios, pois a resposta é ser sempre julgada, rotulada como “fácil” pelas próprias mulheres. Quando não entra nas convenções impostas através de um bombardeio das mídias, como por exemplo, as letras de músicas que colocam a figura feminina como inimiga, recalcada, a amante, a casada. Quem ganha de verdade essa disputa? É difícil ser mulher quando é julgada por outra mulher pela roupa que veste, pela quantidade ou ausência de filhos ou quando eles são de pais diferentes.

Não é fácil ser mulher quando se tem consciência que as pessoas não sãodownload-300x158 Liberdade Sentenciada objetos, troféus, que são indivíduos com sentimentos, que não se perde o que nunca teve. Quando se aceita os erros, fracassos, admitindo que sentisse falta de alguém e toma a iniciativa na busca pela pessoa que está interessada.

Embora custe caro, vale a pena ser de verdade. Então mulheres… mais sororidade!

A não ser que você não queira, mesmo sem entender vou respeitar sua vontade talvez porque não seja fácil.  Quando se assume a postura de seguir seus próprios instintos respeitando o outro, as pessoas que ficam na vida, os afetos são dos que te olharam com os olhos da alma e isso é o verdadeiro valor da liberdade sentenciada.

Insistente social, militante de Direitos Humanos, amiga, feminista. Tentando o equilíbrio entre força e sensibilidade, por fora tranquila por dentro ninguém saberá.

Laicia Farias

Insistente social, militante de Direitos Humanos, amiga, feminista. Tentando o equilíbrio entre força e sensibilidade, por fora tranquila por dentro ninguém saberá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *