fbpx

Crítica filme “Mr. Nobody”

Título: Mr. Nobody

Diretor: Jaco Van Dormael

Ano: 2009

Gênero: Drama/ficção científica, ou será fantástica? Ah sei lá…

 

Pesquisando pela internet para editar um podcast sobre eternidade e um site me indicou alguns filmes sobre esta temática. Qual foi minha tamanha surpresa ao ver a indicação desta obra do cineasta belga Jaco Van Dormael e já me interessar ao ver o trailer de “Sr. Ninguém”.

Logo no início do filme somos apresentados ao plot inicial de Sr. Ninguém, um idoso de 118 anos que é o último homem mortal numa sociedade em 2093, onde pessoas desfrutam de uma tecnologia que renovam suas células eternamente.

MV5BYzg3ZGEyNjAtZWY0OC00ZmI0LWE3MTQtMjc4Nzk5Y2M5ZjY0XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5NDE0MDA@._V1_-300x169 Crítica filme "Mr. Nobody"

Numa narrativa realmente desafiadora e original, o Sr. Nemo Ninguém é assediado pela mídia futurista por ser o último homem mortal e está prestes a falecer. No hospital recebe consultas de um médico que lhe aplica hipnose lhe rendendo a capacidade de acessar memórias, em outro momento é visitado por um jovem jornalista que lhe faz perguntas sobre o passado. Logo de cara, você fica sem entender pra quem ele está contando suas lembranças e depois o motivo das lembranças contadas parecerem contraditórias.

Isso mesmo. Você não tem ideia do que vai assistir e nem de uma ideia central no filme. Mas esperem amiguinhos, não desistam ainda. É tudo um grande jogo.

Se você realmente quer assistir o filme e curtir o plot twist sugiro que pare de ler agora e vá assistir esta obra magnífica. Pois agora é o momento que começam os spoilers.

O filme aborda de forma sensível em seus diversos cortes de múltiplas realidades temas interessante como: Alzheimer, bullyng, transhumanismo, família disfuncional, conflito intergeracional, perda, MV5BYzg3ZGEyNjAtZWY0OC00ZmI0LWE3MTQtMjc4Nzk5Y2M5ZjY0XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5NDE0MDA@._V1_-300x169 Crítica filme "Mr. Nobody"primeiro amor, esquizofrenia, transtorno bipolar, aceitação, além de vários outros que nos surpreendem a cada momento.

As abordagens filosóficas que giram em torno de trabalhar com as consequências de nossas escolhas na vida também visitam teorias como: “efeito borboleta”, teoria da singularidade, probabilística e multiverso. Você deve estar se perguntando como pode ter tanta coisa num só filme, mas você vai encontrar isso nas 2 horas e 37 minutos de duração bem aproveitados.

Visualmente, o filme é um colírio aos olhos. Com uma beleza na fotografia e nos atores, havendo ótima congruência no casting, pois Nemo Nobody em suas fases da vida é bem interpretado pelos atores mirins. Assim como a personagem Anna. A câmera nos transportMV5BYzg3ZGEyNjAtZWY0OC00ZmI0LWE3MTQtMjc4Nzk5Y2M5ZjY0XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5NDE0MDA@._V1_-300x169 Crítica filme "Mr. Nobody"a entre planos envolventes e sedutores. Exemplo é o núcleo de paixão adolescente entre Nemo e Anna. Jared Leto está atuando muito bem como idoso e em outros núcleos.

Mas vamos falar sobre o jogo que me referi anteriormente. As memórias de Nemo são uma espécie de quebra cabeças com pistas em cada nova peça para elucidar o mistério. Sabemos que a infância de Nemo até os 9 anos foi única até o momento em que os pais se divorciam e ele, numa cena linda numa estação de trem, tem que escolher se quer ir embora com a mãe ou ficar morando com o pai.

Antes disso, Nemo conta que antes de encarnar como filho daquele casal não foi tocado por um anjo para fazê-lo esquecer de suas memórias passadas, e ao que parece ele nasce com o dom de ver o futuro. Assim, todas as múltiplas realidades que Nemo vai vivendo constituindo famílias diferentes, morrendo de formas diferentes e tendo resultados diferentes, na verdade, não são flashbacks, mas flash fowards (cenas futuras) de timelines de sua vida que vão se separando a partir de escolhas diferentes.

MV5BYzg3ZGEyNjAtZWY0OC00ZmI0LWE3MTQtMjc4Nzk5Y2M5ZjY0XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5NDE0MDA@._V1_-300x169 Crítica filme "Mr. Nobody"Isso mesmo, desde o momento da despedida na estação de trem os desdobramentos da vida de Nemo vão se ampliando e sendo mostrados no filme. Até que no final do filme a morte do idoso Nemo nos revela que tudo que estão vivendo até ali são conjecturas da cabeça de um menino de 9 anos. Conjecturas estas que são potencializadas por Nemos de outras idades que foram crescendo.

Ao morrer o idoso Nemo volta então a idade de 9 anos e percebe quais são as melhores escolhas que deve fazer na vida para tentar alcançar a tão desejada felicidade.

Ótimo filme que só se compara a obras como Amnésia, Efeito Borboleta ou Show de Truman em sua abordagem filosófica.

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Jonnathan Freitas

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *