fbpx

Análise do filme “Túmulo dos Vagalumes”

Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka) é uma animação japonesa de 1988 dirigida por Isao Takahata, conhecida como a mais triste do estúdio Ghibli, e também citada como a mais triste da indústria de animação japonesa. Em 2005 ganhou sua versão Live Action e é desta que iremos tratar na maior parte deste texto.

O enredo trata de Seita e Setsuko que são irmãos e passam por vários 20444703.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx Análise do filme "Túmulo dos Vagalumes"apuros durante a parte final da Segunda Guerra Mundial. Entre brincadeiras e diversões eles vivem a dura vida daqueles que ficaram para trás, nas cidades atacadas pelos bombardeiros aéreos.

Seita é um adolescente tentando ser responsável e cuidando da sua irmã, último pedido de sua mãe antes de morrer. Setsuko é muito nova, gosta de drops e de brincar de correr. Agitada como toda criança de sua idade, Setsuko vai ter que aprender a lidar com a perda desde muito nova. A mãe dos dois morre vítima de um ataque aéreo, não sobrevivendo acaba deixando os dois sozinhos antes de chegar ao abrigo.

Dramaticidade do filme marcada com muitas cenas fortes, dentre as quais, Seita vendo sua mãe completamente deformada devido às queimaduras e contusões do ataque aéreo.

20444703.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx Análise do filme "Túmulo dos Vagalumes"O pai de Seita é um marinheiro a bordo da poderosa esquadra japonesa que também se rende no final da guerra. Seita tenta de todas as formas entrar em contato com o seu pai, mas ele nunca responde e Seita não entende o motivo, mas depois lhe é revelado (nada de spoiler sobre o final do filme). Então Seita e Setsuko precisam se hospedar na casa da tia deles por algum tempo.

A perda é o grande tema por trás do enredo do filme. Com a guerra, Seita e Setsuko perdem muita coisa: os pais, a casa, a infância, a inocência e até a vida. Vemos esta terrível batalha ao longo de toda a história, sempre torcendo para que algo positivo possa acontecer a um dos dois. Mas, esta esperança não passa de uma ilusão. Aliás, a esperança é a última das perdas dos dois irmãos na história.

No início do filme, Seita aparece caído como um mendigo na estação de 20444703.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx Análise do filme "Túmulo dos Vagalumes"trem em Tokyo. É uma cena poderosa que o espectador só vai entender mais tarde. Naquele momento, Seita perdeu tudo, e seus olhos refletem o vazio de quando uma pessoa tem tudo retirado de si.

Isao Takahata quis mostrar nesse filme que a guerra não é bonita. Fala-se muito de glória e de honra quando quem sofre mais são aqueles que ficaram para trás. Em um mundo em que a cada minuto podemos perder a vida nas mãos de um ataque aéreo, a vida das pessoas se transforma.

O filme é belíssimo visualmente. A atmosfera do filme é vibrante na maioria das cenas. A praia que os irmãos visitam a beira do lago em que eles brincam de pega-pega, a floresta de vagalumes à noite. Se alguém pensa que o visual do filme é sombrio, esqueçam. Apenas algumas cenas marcam uma palheta mais cinza que é durante os ataques aéreos. Na maior parte do tempo, vemos Setsuko sorrindo e feliz.

Em 2018 foi notado que no cartaz da animação aparece a sombra de um Boeing B-29, conhecido como avião bombardeio da 2ª guerra. Uma referência grotesca entre as luzes do bombardeio sobre os pontos de luz circulares que lembram os vagalumes (veja as fotos abaixo).

20444703.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx Análise do filme "Túmulo dos Vagalumes" 20444703.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx Análise do filme "Túmulo dos Vagalumes"

Diante de uma trajetória tão emotiva o espectador acaba se apegando às personagens. Vendo-os passarem por tantas perdas, faz com que nós desejemos vê-los vencer. E a derrota final dos dois pela guerra e por tudo o que acontece ao redor nos faz reflexivos. Realmente, qual é o valor de uma guerra? O bem vencer o mal? Quem representa o bem e quem representa o mal? O que dá o título de bonzinho ou malzinho a uma pessoa? Entendo tudo aquilo que está por trás de uma guerra, mas, e as pessoas? O que elas têm a ver com jogos de poder entre nações?

Enfim, Túmulo dos Vagalumes é uma crítica contumaz à guerra e à violência que ela traz para a vida das pessoas. É um filme diferente, lindíssimo, porém, ao mesmo tempo, belamente horrendo e aterrorizante.

A guerra nunca traz nada de positivo a ninguém!

Estudante de Tecnologia em Processos Químicos, Amante de Cultura Geek e Cinéfila de Carteirinha.

Maísa Costa

Estudante de Tecnologia em Processos Químicos, Amante de Cultura Geek e Cinéfila de Carteirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *