fbpx

EagoraCast Especial – Evento Geek a Rigor Xp – parte 01 – Heróis na 7ª Arte

MESA REDONDA – HERÓIS DOS QUADRINHOS NA SÉTIMA ARTE

Em primeiro lugar gostaria de expressar a minha mais profunda satisfação em participar de um evento com tantos talentos locais, a energia de todo o evento foi muito marcante e uma experiência única e muito importante para o Eagoracast e para mim como membro dessa equipe. Nosso evento teve início com uma Mesa redonda de debates sobre Heróis das Hq’s na 7ª arte e contou com a presença dos artistas Jean Sinclair e JonBosco, renomados coloristas e desenhistas, Márcio do Site CallangoNerd, Damásio Neto e João Ferreira, esse que vos escreve, ambos do Eagoracast. A mediação ficou por conta do Damásio e abordamos desde os primeiros grandes filmes sobre heróis até anteceder o início da era UCM (Universo Compartilhado Marvel).

Iniciamos comentando sobre o clássico Superman de Christopher Reeve, que para todos da mesa foi sem dúvidas a maior atuação desse personagem nos cinemas. Embora Kal-El tenha sido interpretado ao longo dos anos por

18819962.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx-239x300 EagoraCast Especial - Evento Geek a Rigor Xp - parte 01 - Heróis na 7ª Arte

diversos atores, a atuação de Reeve se consolidou por ser genuína, generosa e icônica. Foi comentado que nenhum outro ator conseguiu repetir o feito muito por conta de escolhas de diretores e às vezes pelos próprios atores não terem certas aptidões técnicas como a interpretação de voo, comentário feliz de Márcio do CallangoNerd, tão bem executada pelo Superman de Christopher Reeve. Os comentários seguiram com base nas sequências, que renderam ainda mais três outros longas e sendo o escoteiro da DC Comics/Warner, o super herói até então único detentor de quatro filmes e muito devido ao sucesso de Reeve no papel de Kal-El.

Em seguida fomos transportados para o final dos anos 80 quando um jovem diretor com predileções para o terror assume a tão esperada franquia, nos cinemas, do Cavaleiro das Trevas: Batman. Tim Burtton recebeu a missão de trazer para as telonas o grande detetive e como comentado na mesa pelos participantes, a escola de Michael Keaton para ser Bruce Waine não agradou fãs e crítica, mas as excelentes escolhas de elenco de apoio e roteiro deram a dupla como reconhecimento, mais um filme tido pelos convidados como um filme muito correto e ao mesmo tempo dinâmico, mostrando pela primeira e última vez nos cinemas o vilão Pinguim, vivido muito bem por Danny Devito. Grandes atores como grandes vilões foi uma das características de sucesso dos filmes de Burton, até repetido nos seguintes, de Joel Schumacher, mas sem os traços sombrios característicos e perdendo a seriedade.

Então comentamos também sobre o surgimento da Marvel nos cinemas com grandes blockbuster em Blade o caçador de vampiros protagonizado por Wesley Snipes. A Marvel vendo o sucesso dos filmes de super heróis em bilheteria e as críticas quanto à atuação, roteiro e arte final dos não bem sucedidos Batman Eternamente e Batman e Robin, decide divulgar Blade 18819962.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx-239x300 EagoraCast Especial - Evento Geek a Rigor Xp - parte 01 - Heróis na 7ª Artecomo o um filme de terror como comentado pelos convidados e enfatizado por Damásio. Sendo assim a Marvel faturou nos cinemas, mas sem mostrar sua marca, fato que era de conhecimento apenas dos fãs mais fiéis da editora. Embora Blade tenha feito sucesso, os dois últimos filmes da trilogia, seguiu um viés mesmo de blockbuster e perdeu a essência de alguns fatos do cânone do personagem.

Após a venda de vários de seus personagens para a Fox e Sony, a Marvel voltou aos cinemas na vida do milênio com as franquias do X-men, Fox e Homem Aranha, Sony. Essas franquias tiveram em comum grande sucesso por serem as mais lucrativas para a Marvel nas décadas anteriores nas HQ’s e serem muito ligadas aos adolescentes, fato que fez as bilheterias desses filmes serem muito grandes. Foi alvo de comentário também a presença marcante da mão de Bryan Singer e Sam Raimi nas obras. Bryan criou a identidade dos X-men em cima do, na época, criticado Hugh Jackman, com seu Wolverine, ceifando personagens como Ciclope, Vampira e a própria Jean Gray de seus estereótipos pré-estabelecidos e isso cimentou a franquia que foi rebotada e manteve parte do sucesso mesmo com jovens atores. Já Sam Raimi, criou um Homem Aranha, mesmo com vários atores com idade acima dos personagens das HQ’s, jovial e meio que atemporal, fazendo de algumas cenas dos filmes como partes de páginas de revistas.

E com base nisso os comentários finais foram em cima do legado deixado por esses longas, quatro décadas que foram servindo como base para o que conhecemos hoje como cinema de super heróis com o UCM da Marvel e o Universo de Mundos da DC, comentamos um pouco da compra da Fox e o termino da parceria da Sony/Disney com o Homem Aranha de Tom Holland, o futuro da DC com o aguardado Coringa de Joaquim Fenix, Agradecimentos, Divulgação de Trabalhos e o encerramento.

A abertura do evento foi muito bem recebida pelo público que pode curtir, enquanto eram feitos os comentários e analises, partes de cenas dos grandes filmes citados e assim ficava melhor e mais enriquecedora a experiência com os heróis na 7ª arte e um pouco da história contado por fãs e profissionais dessa área tão especial que são os quadrinhos e seus derivados.

 

PARTICIPANTES

João Ferreira

Jean Sinclair

JonBosco

Marcio CallangoNerd Oliveira

Damásio Neto

 

NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta clicar neste link AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Eagoracast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.

CONTATO

Para enviar seu e-mail e comentar, corrigir, sugerir, dar canelada ou outro tipo de crítica construtiva, no escreva para o contato@eagoracast.com.

Ou se preferir mande-nos uma mensagem de voz no WhatsApp pelo (85) 98590.8178.

ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

João Ferreira

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

Um comentário em “EagoraCast Especial – Evento Geek a Rigor Xp – parte 01 – Heróis na 7ª Arte

  • 24 de setembro de 2019 em 22:53
    Permalink

    Ouvindo e refletindo…
    Se preparem pro textão.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *