fbpx

SUPERMAN: Seria uma adaptação moderna do filho de Deus?

Se tomarmos como base para essa análise principalmente os filmes: O Homem de Aço (2013), Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2017), temos muitas semelhanças adaptadas que nos leva a crer que a origem de Kal-El é muito similar à de outras entidades historicamente ligadas a potenciais divinos e messiânicos.

Desde 1933 o personagem sempre foi um marco na sua editora de origem e o mais querido até entre fãs de histórias em quadrinhos de outras editoras. Sendo talvez o herói que mais participou de crossovers, mantendo assim seu grande sucesso e apelo dentro dos ligados da cultura pop, nerd e geek. O hype diante de qualquer projeto que tenha a participação de Superman é sempre diferenciado.

file-224x300 SUPERMAN: Seria uma adaptação moderna do filho de Deus?As coincidências de sua origem, vida e seus ideais sempre foram muito ligados aos de um Deus ou entidade com poderes divinos pelo menos, e sua ligação com os fatos históricos da vida de Jesus nos remete a pensar que Superman seria uma adaptação moderna do Messias.

Seria Kal- El um personagem inspirado no salvador? Será esse o segredo do sucesso do escoteiro da DC Comics? Esse seria o segredo de grandes sucessos do cinema como Matrix, Star Wars e Senhor dos Anéis, respectivamente com seus messias: Neo, Luke Skywalker e Aragorn? Onde de certa forma mesmo não tendo o protagonismo no caso de Aragorn, sua presença é marcante como ele sendo alguém de importância e relevância no desfecho da trama por ser de origem, não divina, mas nobre, o que o torna capaz de liderar a vitória do bem, sobre o mal, que é uma das faces de ser uma figura messiânica: vencer o mal.

Existem grandes enigmas sobre fatos da criação do personagem, como seu nome, por exemplo, Kal-El, de origem hebraica, que é citado na Torá, um dos livros sagrados do judaísmo, que pode ser apenas uma semelhança e sem ligação com a religião. Na antiguidade existiam diversos deuses cultuados e tidos como salvadores da humanidade que tinham ligações com o Sol, ou o próprio Deus Sol, como Mitra, Hórus, Krishna e Jesus Cristo, onde as suas ilustrações sempre traziam uma relação com o astro, pois desde os primórdios a humanidade tinha o Sol como uma presença de Deus. Atribuir o Sol a origem de vida sempre foi algo recorrente em civilizações antigas, pois a sua presença sempre esteve ligada à fartura e fertilidade.

Ligar à figura do Sol a figura de salvadores era natural e daí atribuiu, ao nosso herói em questão, outra característica comum que é a sua ligação com a radiação do Sol Amarelo, que significa que a estrela é jovem e nutri o Kryptoniano de energia que o transforma ao longo de anos de exposição em um ser de grandes poderes.

Entramos agora nas características que mais interligam Superman a Jesus file-224x300 SUPERMAN: Seria uma adaptação moderna do filho de Deus?Cristo que são algumas semelhanças em suas origens. Superman foi enviado ao planeta Terra quando era um bebê recém-nascido, vindo de um planeta em colapso. É mencionado no longa de Zack Snyder, Homem de Aço (2013), pelo personagem de Lara Lor-Van, mãe de Kal-El que ele seria um excluído, aberração e ele seria morto pelos humanos. Já o ponto de vista de Jor-El era o contrário, alegando que ele seria um Deus. Superman cresceu entre os humanos e tinha um propósito de salvar o mundo, assim como Jesus, enviado pelo seu pai para viver entre os homens e assim poder se sacrificar para que todos pudessem ser salvos.

No filme, também de Snyder, Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016), Superman era adorado por uns e outros o tinham como uma ameaça. Essas contradições entre os que queriam bem e mal do personagem levaram a um julgamento por acontecimentos cuja culpa não era dele, algo bem semelhante aos acontecimentos que antecederam a crucificação de Jesus, após julgamento por Pôncio Pilatos.

Superman em vários momentos da narrativa dos filmes de Snyder, tem semelhanças com a história de Jesus Cristo apresentada em momentos específicos que se tomarmos como Batman vs Superman (2016) como uma sequência direta de Homem de Aço (2013), veremos passos sendo seguidos de forma muito parecidas. Superman é confrontado por Zod e outros kryptonianos, assim como Jesus foi por Caifás e outros religiosos, levando ambos a acontecimentos de tortura e confronto. Superman se apresenta a humanidade, mesmo tendo ao longo de toda uma vida de boas ações, aos 33 file-224x300 SUPERMAN: Seria uma adaptação moderna do filho de Deus?anos assim como Jesus inicia seu ministério com idade quase igual. Ainda em Homem de Aço (2013), Superman conversa com um padre sobre se entregar para salvar a humanidade, algo semelhante ao que Jesus fez ao se afastar de seus apóstolos antes de ser traído. Já em Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016) a morte de Superman foi necessária para salvar o mundo e unir as pessoas deixando claro que ele se importava de fato com todos eles, ainda mais semelhanças entre Jesus pois também essa é a premissa de todo o cristianismo.

Em resumo um menino é enviado para viver entre os humanos, sendo diferente deles e assim por uns é tido como um Deus e por outros como um falso Deus, sacrifica sua vida em função da proteção e bem estar desses humanos. Após isso ressuscita dos mortos, que no caso seria para Superman acontecimentos do longa Liga da Justiça (2017), co dirigido por Zack Snyder e Joss Whedon. Nesse filme vemos o quão importante o Superman é para a humanidade que sem ele está desamparada e sem esperança.

As semelhanças da obra de Snyder nas telas do cinema é baseada no cânone do personagem e tem muitas ligações, como vimos, com a história do Filho de Deus. Seria esse o grande segredo do sucesso do personagem que vem vencendo décadas e mesmo não sendo uma franquia de sucesso no cinema de heróis da era moderna, ainda assim é sempre um personagem que agrada demais os fãs e tem muito carisma com o público?

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

João Ferreira

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

Um comentário em “SUPERMAN: Seria uma adaptação moderna do filho de Deus?

  • 15 de outubro de 2019 em 12:49
    Permalink

    Potência de treta nas alturas!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *