fbpx

O maior criminoso que um país pode ter

Em uma de suas falas a Emílio Surita, apresentador do Programa Pânico, Eduardo Marinho, artista plástico que vem ganhando cada vez mais notoriedade como filósofo de rua, refletiu: “O estado é o maior criminoso que existe, pois não cumpre a constituição!“ Eduardo Marinho tem percorrido o Brasil em sua Kombi Celestina, vendendo suas obras de arte edownload-1 O maior criminoso que um país pode ter conversando com muita gente, suas reflexões a respeito da vida e da política sempre contundentes tem atraído muito a atenção, por conta de uma retórica muito bem construída e de uma oratória muito rebuscada, e ao mesmo tempo trazendo uma simplicidade argumentativa completamente acessível a qualquer um, Eduardo Marinho tem ganhado voz principalmente por conta da internet.

Mas essa fala é um exagero, ou o estado de fato é o maior criminoso que existe por não respeitar a Constituição? Reflitamos. Antes de tudo, precisamos saber quais são alguns dos direitos fundamentais da Constituição Brasileira. Daí, analisemos o artigo 5°: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade.” Nossa Constituição por ser uma das mais pormenorizadas do mundo nos cuidados com os direitos fundamentais, torna-se, com certeza, também uma das mais bem elaboradas do mundo.

Como seria maravilhoso se o artigo quinto fosse posto em prática. Óbvio que o texto se estende além do transcrito acima, pois quanto mais o tempo passa mais percebemos como nossos direitos são desrespeitados.

Sem sombra de dúvida, a nossa constituição está todo dia sendo atacada por aqueles que mais deveriam respeitá-la e fazer com que fosse cumprida. Nela fica óbvio o direito ao trabalho, a moradia e ao alimento. Mas o que vemos é o assassinato da letra da lei mater da nação.

download-1 O maior criminoso que um país pode terMas se há crime, porque não há punição? Talvez a impessoalidade daqueles que cometem o crime de não cumprirem a lei contribua para que não sejam punidos. De fato todas as instituições tem atacado a constituição, mesmo o judiciário tem estado constantemente na mídia por verdadeiros escândalos causados até por ministros do supremo que se envolveram em escândalos nada republicanos!

Quando o Juiz de futebol aparece mais que os jogadores, isso é um forte indício que algo está errado com o andamento do espetáculo, na república é o mesmo, algo está errado com a execução da constituição. Parece que tanto no macro como no micro nossa classe política falhou, e os vícios na implementação de novas eleições sempre tem trazido safras piores de homens públicos, talvez seja necessário uma ruptura na própria estrutura do estado, esse que todo dia é culpado pela perda de milhões de vidas por ano, pois por causa do descumprimento da lei morre contribuintes nos hospitais por falta de remédio ou outra causa.

Votar em outro candidato não tem dado certo, o sistema está corrompido além do que possa se recuperar? Como punir esse monstro que é o estado?download-1 O maior criminoso que um país pode ter A última esperança parece não estar no estado em si, mas na sociedade, em sua estrutura mais básica que é o cidadão. Pois todos os exemplos internacionais, como Singapura, por exemplo, apostaram suas fichas na educação, no IDH (índice de desenvolvimento humano). Infelizmente, por enquanto no Brasil só contamos em sua maioria pela continuação dessa briga de torcida que já encheu.

Infelizmente os criminosos continuarão sua carreira de crimes, todos eles, roubo, assassinato e ocultação do cadáver da decência e das páginas da Constituição. Não adianta existir leis de enfeite, não adianta termos uma Constituição que é execrada todo dia por esses criminosos. Pelo menos fiquemos atentos aos seus crimes, a história não é inútil, ela apontará seus delitos.

Filosofo de bar, criador de lobos gigantes do além muralha e best friend do Zé Pilintra.

Max Castro

Filosofo de bar, criador de lobos gigantes do além muralha e best friend do Zé Pilintra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *