fbpx

DESASTRE HUMANO

No dia 17 de setembro desse ano aconteceu a Assembleia geral da ONU, onde um dos principais assuntos a ser discutido pelos 150 líderes mundiais ali presentes sem dúvida seria o meio ambiente, ainda mais depois de um evento muito comentado por portais de notícias do mundo inteiro, que foi a soltura do gigantesco A68 entre 10 e 12 de julho, esse imenso iceberg que se soltou da plataforma Larsen na Antártica foi significativo, pois imaginemos uma plataforma de gelo quatro vezes maior que a cidade de São Paulo com cerca de um trilhão de toneladas e 5.800 kms quadrados à deriva!

4272D29900000578-0-The_iceberg_which_is_expected_to_be_dubbed_A68_is_predicted_to_b-a-75_1501012847716-300x217 DESASTRE HUMANOÓbvio que muitos cientistas atribuíram esse evento ás mudanças climáticas causadas pelo homem. O iceberg pode ter causado impacto na mídia, mas não causou mais impacto que Greta Thumberg, a estudante Sueca de 16 anos que desde os 15 anos lidera o movimento Fridays of Future, que começou exatamente em uma sexta-feira 15 de março de 2018, pela garota, que a cada dia ganha novos seguidores, mas também muitos críticos.

A fala de Greta ecoou na ONU: “Vocês roubaram meus sonhos e infância. Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre dinheiro e o conto de fadas de crescimento econômico eterno, como se atrevem!“ Diante da forte fala de Greta, podemos nos perguntar se ela tem razão. Será que estamos mesmo à beira de uma extinção em massa? Greta foi diagnosticada com TDAH, síndrome de Asperger, alguns dos sintomas podem incluir transtorno obsessivo compulsivo e mutismo seletivo, ou seja, a pessoa com TDAH não percebe nuances, ou algo é ruim ou bom, a dificuldade de perceber as entrelinhas é bastante deficiente e o julgamento taxativo, a pessoa diagnosticada tende a ser obsessiva em suas conclusões.

Claro que isso foi utilizado como argumento por muitos críticos de Greta 4272D29900000578-0-The_iceberg_which_is_expected_to_be_dubbed_A68_is_predicted_to_b-a-75_1501012847716-300x217 DESASTRE HUMANOpara desqualificar suas acusações e até desconstruí-la como liderança legítima da luta pelo meio ambiente. Mas não conseguiram e o fato é que a jovem corajosa foi até canditada a prêmio Nobel ao lado de outros grandes nomes como o Cacique Raoni e Abiy Ahmed Ali, primeiro ministro da Etiópia que acabou ganhando o prêmio. Mas pessoalmente tenho certeza que ainda vamos ouvir muito falar de Greta.

Voltando ao assunto, na verdade alguns poucos países tem sim dado alguns passos na redução de dano ao meio ambiente, a própria China que ao lado dos EUA era vilã, tem reduzido a emissão de poluentes. Infelizmente a grande maioria ainda pouco tem feito e até regredido nesse sentido, como os EUA, e até o Brasil que já deu exemplo e havia reduzido muito danos ambientais, só que agora está sofrendo duras críticas, sobretudo na forma como tem tratado a Amazônia e por último a crise de óleo na costa brasileira.

Infelizmente nosso governo não percebeu que preservar é uma importante commoditie que traz turismo e muito investimento. Mas afinal, é exagero o que Greta falou sobre extinção em massa? Infelizmente é um fato, não opinião, a mudança climática agrava ainda mais a situação, mas esqueçam do aquecimento global, mesmo que ele fosse uma farsa, os cientistas da Organização Global Footprint Network, e não só eles, mas muitas outras fontes de pesquisas científicas são unânimes em afirmar que o planeta não suporta mais.

Em artigo à revista Galileu de 1° de agosto de 2019 o órgão de pesquisa revelou, “estamos gastando quase dois planetas ou 1,7 pra cada 1“. Ou seja, o planeta não pode se recuperar, é como se estivéssemos no cheque especial 4272D29900000578-0-The_iceberg_which_is_expected_to_be_dubbed_A68_is_predicted_to_b-a-75_1501012847716-300x217 DESASTRE HUMANOsem previsão de ter como pagar a dívida! Como disse no dia 29 de setembro de 2019 o WWF- Brasil (Fundo Mundial para a Natureza) ao site catraca livre: “O dia da sobrecarga da terra deste ano é o mais cedo de toda a série histórica!“ Embora muitos neguem essa triste realidade, é inegável que os dados científicos apontem de fato para algo catastrófico, e não precisamos fazer muito esforço para ver políticas ambientais que visam de fato só dinheiro, na simplicidade da fala de Greta vemos uma realidade bem incômoda e triste.

Quando iremos acordar que o DESATRE DO MEIO AMBIENTE É O DESASTRE HUMANO?! Diante de toda a evidência continuamos caminhando a passos largos para uma possível extinção sim, se não for a nossa, mas a de uma diversidade enorme de seres vivos, e essa fala não é coisa de comunista ou de vegano, são fatos! Como iremos lidar com esses fatos nos próximos anos será determinante para todos nós que habitamos a terra.

Filosofo de bar, criador de lobos gigantes do além muralha e best friend do Zé Pilintra.

Max Castro

Filosofo de bar, criador de lobos gigantes do além muralha e best friend do Zé Pilintra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *