fbpx

Thanos Venceu Ou Não Em Vingadores Ultimato?

Thanos sempre quis morrer. É isso mesmo. Fazia parte dos planos dele morrer em algum momento. Com base nos acontecimentos de Vingadores Guerra Infinita (2018) e Vingadores Ultimato (2019) ele demonstra isso, é visto que ele consegue pegar as joias do infinito muito rápido, até para os seus padrões. Thanos foi mencionado pelos diretores como um tipo de Gengis Khan espacial, um conquistador. E como um conquistador, ele gosta de batalhas, grandes confrontos e desfechos épicos.

Isso é mostrado nas memórias de Gamora em Guerra Infinita quando ele oblitera as forças dos Zeno Roberis, única amostra até Ultimato das ações de conquista do titã louco. Nesta cena podemos ver mais um de seus ataques, mesmo não mencionando que planeta era aquele, sendo bem nítido que ele gosta de colocar suas tropas contra as forças de outros planetas e lutar nessas batalhas. O tom altruísta de equilíbrio pode ser uma cortina de fumaça, diante de seu verdadeiro anseio: encontrar-se com a Morte.

Mas voltado um pouco no passado do UCM, vemos que é possível que Thanos esse tempo todo quisesse antecipar sua morte. Isso é nítido quando1_9jLk3k6U82y1wCgBXbOeOQ-300x157 Thanos Venceu Ou Não Em Vingadores Ultimato? ele deu joias do infinito ou permitiu a posse, pelo menos, a seres com potenciais destrutivos como Loki e Ronan. As histórias por trás do encontro de Loki e Thanos nunca foi mostrado, mas ao que tudo indica o filho de Odin caiu em um dos muitos portais abertos pela Bifrost ou foi capturado à deriva no espaço ou foi jogado no santuário do titã. Já Ronan era apoiado por Thanos, que lhe cedeu parte dos Sakaran como exército para ele poder executar sua vingança contra Xandar, por ser contra os tratados de paz entre os Xandarianos e Krees, que para o fanático acusador era um insulto às tradições Kree de conquista, causa combatida pela Tropa Nova. Esses dois seres não passavam confiança e poderiam, como foi mostrado nos filmes, se voltar contra o titã louco

Seria do interesse dele isso? Até Ultron, que era uma A.I. que estava dentro da cápsula da joia da Mente, poderia ser uma criação de Thanos, implantada ali esperando apenas da finalização de outro gênio e no futuro poder confrontar o titã louco?

O fato de ser morto duas vezes numa mesma linha temporal, com diferença de cinco anos entre as mortes é uma questão para outra teoria. Mas, mesmo após coletar as joias, estalar os dedos e equilibrar o universo sob o ponto de vista populacional, ele não se conforma e usa as joias novamente para reduzi as mesmas ao tamanho de átomos. Esse segundo estalo seria um isca para atrais os heróis mais poderosos da Terra até ele e assim os mesmos tomados por emoções enfim lhe darem uma morte tranquila?

Afinal, durante toda a sua jornada de guerras e busca por esse tão mencionado equilíbrio do universo usando as joias do infinito, ele sempre esteve exposto e talvez ávido por morrer. Arriscando sua vida ele obteve sucesso por ser um grande líder militar e um guerreiro formidável, mas sua mente poderia estar seguindo um padrão linear de risco, não de conquista, e sim de exposição a possíveis ameaças que fossem fortes o suficiente para derrota-lo em combate, como Thor quase conseguiu em Guerra Infinita perfurando seu peito, ou com uma grande inteligência como foi o caso de Tony, usando nanotecnologia para capturar as joias para sua armadura e poder pôr fim a batalha no QG dos Vingadores.

Mesmo que confirmado por Joss Whedom, diretor de Vingadores (2012), de que a aparição de Thanos na cena pós-créditos do filme se deu de modo 1_9jLk3k6U82y1wCgBXbOeOQ-300x157 Thanos Venceu Ou Não Em Vingadores Ultimato?despretensioso e que ele só gostava do mesmo e queria por um algo mais no desfecho do longa, nós sabemos que isso pode não ser bem assim. Na cena pós-créditos vemos um de seus vassalos mencionando que desafiar os Vingadores é como cortejar a Morte.

A Saga do Infinito girou em torno do vilão mais icônico das HQ’s e nelas ele tem duas características emblemáticas: brechas em seus planos e uma paixão pela entidade Morte. No UCM essas duas condições não são exploradas e é mencionado que por muitos anos Thanos tinha o desejo de reunir as joias do infinito para equilibrar o universo. Com elas teria então o poder de fazer, em todo o espaço, sem distinção de tempo, neutralizando suas mentes, escolhendo de forma aleatória e assim rasgando a realidade em uma escala, infinita. O Colecionador afirmou que as joias do infinito eram gemas concentradas e tinha um grande poder contido e só poderia ser portada por seres de igual proporção de poder. Fauce também menciona que ninguém nunca havia portado duas joias do infinito antes. Será se Thanos queria mesmo empunhar as joias para concretizar seu plano ou apenas ir testando, joia após joia, a sua capacidade de suportar o poder de elementos que datam de antes do próprio universo?

Após ter suportado todas as joias e tê-las usado juntas para apagar da existência metade de toda a população do universo, ainda assim ele permanecia vivo, mas não era esse o plano? Nebulosa comentou para os Vingadores que ele sempre teve em mente coletar as joias, realizar o estalo e aposentar-se em um planeta isolado. Mas se ele realizou o feito de obter uma manopla, dizimar Xandar, dizimar a nave de refugiados Asgardianos, dizimar Lugarnenhum, matar a filha adotiva em Vormir, enfrentar e derrotar uma parte dos Vingadores e Guardiões da Galáxia em Titã e por fim enfrentar e vencer os Vingadores em Wakanda, tudo isso em questão de no máximo dois ou três dias para obter a manopla completa, não havia realizado esses atos antes por qual motivo?

Há quem cogite que Ego, Odin e a Anciã, que foram seres equivalentes de diversas formas a Thanos, foram observados por algum tempo por ele e tidos como ameaças a seu plano. Aguardar suas mortes seria o ponto de início de sua jornada. Mas na verdade Thanos buscava apenas que alguém em algum momento colocasse fim a seus planos e o matasse, simples assim e esperar seres tão poderosos morrerem não é lógico, apenas uma breve coincidência.

Vendo por outra perspectiva podemos pensar que Thanos apenas queria cumprir seu plano a todo custo. Mesmo ferido mortalmente pelo Rompe Tormentas e sem nunca ter feito isso ele decide usar todas as joias, permanecendo vivo e a sua fuga até não se encaixa nesse modelo onde ele almeja a Morte, mas podendo apenas ter agido por impulso ele se refugia. O que ele faz em seguida? Dias após o estalo? Usa novamente as joias a fim de destruí-las e de atrair a atenção dos Vingadores e enfim é morto.

Mas essa primeira morte não é tão representativa para esse pensamento, 1_9jLk3k6U82y1wCgBXbOeOQ-300x157 Thanos Venceu Ou Não Em Vingadores Ultimato?não tanto como a do Thanos do passado, vindo de 2014. Esse titã louco do passado tem o mesmo plano e até já viu a sua morte nas gravações de memórias da Nebulosa, mesmo assim ele refuta a ideia de esperar e vai ao futuro com os mesmos ideais e sendo levando a um destino semelhante, morto pelo estalo do Homem de Ferro, o comportamento dele se mostra até conformado, reforçando mais ainda ideia que durante anos o que Thanos queria mesmo era encontrar rivais que pudessem ser a altura do seu propósito de ser derrotado.

Thanos enfim parece ter conseguido seus objetivos assim como nos quadrinhos, conscientemente foi um vilão e mal em essência, mas subconscientemente queria apenas o fracasso e a Morte.

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

João Ferreira

Ex aluno da Casa Kame, mestre de obras da reforma do QG dos Vingadores e nortenho porque me lembrei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *