fbpx

Análise do Filme “Doutor Sono”

Após 39 anos temos uma sequência de uma das mais aclamadas adaptações dos livros do mestre Stephen King e dirigido pelo saudoso Stanley Kubrick. Temos um novo capítulo do universo de “O Iluminado” com o novo longa de terror “Dr. Sono” que estreou no dia 07/11 nos cinemas brasileiros.

A trama nos faz acompanhar os acontecimentos após o filme de 1980 com odoutor-sono-poster-202x300 Análise do Filme "Doutor Sono" jovem Danny Torrence aprendendo a lidar com sua iluminação e ingressando numa vida adulta sem significado e imerso no problema de alcoolismo.

Neste momento vemos a alusão clara de herança parental por parte de Danny Torrance (Ewan McGregor) com o alcoolismo de seu pai Jack Torrance, que foi vivido por Jack Nicholson em “O Iluminado”. Não se esquecendo da própria auto referência que Stephen King utiliza por ter tido problemas com álcool durante uma década e ver Jack Torrance como seu alter ego.

Mas vamos voltar ao filme, nesta nova obra o diretor Mike Flanagan nos entrega uma obra de multigenêro, onde ele se torna competente em nos dar os devidos sustos quando concentra o suspense, mas também nos engoda numa espécie de enredo policial e aventura quando nos apresenta a busca de um grupo de iluminados assassinos pela pequena Abra Stone (Kyliegh Curran) que se mostra uma iluminada prodígio de grandes poderes.

Nessa trama no mínimo envolvente temos Danny Torrence sendo contatado (de forma sobrenatural) pela menina e indo a seu auxílio, colocando de lado sua postura de esconder sua iluminação, a qual estava usando de modo sigiloso para ajudar pessoas em estado terminal. Sobre este trabalho como enfermeiro, torna-se um trecho curto do filme que deu o título ao protagonista e ao filme.

Contudo, o filme demonstra um primor com seus efeitos especiais e surpresas no roteiro. Os elementos oníricos apresentados na película de Kubrick estão lá, com o uso de câmeras que mudam a gravidade de espaços, planos sequência estratégicos e cortes rápidos. Além disso, a trilha sonora de suspense que lembram batidas de coração causa aquela tensão que nos faz esperar um novo fato no roteiro que cause aquele arrepio nas costas.

doutor-sono-poster-202x300 Análise do Filme "Doutor Sono"Pontos negativos podem ser tidos como a velocidade da narrativa em alguns momentos, algo a ser perdoado pela necessidade de adaptar um livro em duas horas e meia, e a atuações satisfatórias, mas não extraordinárias.

O velho Hotel Overlook não poderia faltar, então ele é novamente visitado nos dando a nostalgia e uma interessante surpresa de onde estariam os fantasmas do hotel que Danny havia prendido.

Novos elementos, novas personagens e um fan service nostálgico nos dá a sensação de que este filme completou as lacunas de “O Iluminado” e amplia o horizonte de uma das obras primas do cinema de terror com muito estilo.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Doctor Sleepy

Distribuição: Warner Bros

Direção: Mike Flanagan

Data de Lançamento: 07 de novembro de 2019

Duração: 152 min

Gêneros: Terror, suspense, fantasia

Nacionalidade: EUA

TRAILER AQUI

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Jonnathan Freitas

CEO, Founder, Motoboy e auxiliar de serviços gerais no EagoraCast Podcast. Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *