fbpx

Análise do filme “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”

 

Filmado no ano 2000, este longa conta a historia baseado em fatos reais de Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts. É a mulher divorciada, desempregada e com três crianças. Após conhecer o advogado Ed Masry, ela passa a trabalhar no seu escritório.

erinbrockovich-223x300 Análise do filme "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento"Mesmo sem ser uma profissional da área após achar fichas médicas arquivadas em pastas de litígios imobiliários ela começa a investigar a relação das duas coisas, assim ela se depara com a poderosa empresa PGE-Gás. Em meio a sua pesquisa Erin descobriu que a PGE-Gás durante 14 anos despejou de maneira dolosa o elemento cromo-6, sendo este altamente tóxico, assim contaminando o subsolo e as águas subterrâneas que são consumidas pelos habitantes da região que estão sofrendo com vários tipos de doenças como consequência.

Pensando na esfera do Direito, a empresa PGE-Gás respondeu pela responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, englobando o solo, água, animais e humanos, assim percebemos que o princípio da informação foi usado para ajudar na construção da argumentação do caso, além de laudos médicos de todos os tipos de doenças que os habitantes se encontravam como alergia, asma, vários tipos de cânceres, deficiências imunológicas, mulheres não conseguindo finalizar a gestação, chegando ao ponto de algumas das querelantes terem a extração do útero e seio consequência do câncer que foi induzido pelo cromo-6.

Concluímos analisando este caso que a pessoa jurídica deve sempre prezar pelo bem social, pois as consequências pela sua negligência são altas, tanto no seu setor econômico como na imagem da empresa, sem mencionar as consequências para todas essas pessoas que terão que conviver com doenças crônicas, deformidades, traumas e perdas que o dinheiro não é capaz de trazer de volta.

erinbrockovich-223x300 Análise do filme "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento"É um filme baseado em fatos reais e com a história concluímos que para fazer a diferença não basta ter curso superior, experiência profissional. Simples, cheia de dificuldades, querendo fazer a coisa certa e com um grande medo de errar, teve uma grande vitória!! Erin Brockovich é assim. E não somos todos?

Para chegarmos ao sucesso, temos de ter garra, força de vontade, malícia, dedicação, deixar de lado algumas prioridades. E no final, mesmo não tendo uma grande recompensa financeira, ficaremos realizados porque demos o máximo para alcançar o resultado satisfatório e não termos razão para nos arrependermos em nada.

 

Estudante de Tecnologia em Processos Químicos, Amante de Cultura Geek e Cinéfila de Carteirinha.

Maísa Costa

Estudante de Tecnologia em Processos Químicos, Amante de Cultura Geek e Cinéfila de Carteirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *