fbpx

A Trilha Sonora da Vida

 

Certo dia acordei tomada por um estado de desânimo, daqueles que lá no fundo sentimos que não se trata de uma preguiça comum.  Daqueles que com certeza tinha relação com o hormônio do bem estar que tanto falam hoje, a tal de “dopamina”.

Diante da fadiga, na tentativa de amenizar, levantar e trabalhar coloquei nota-musical-300x225 A Trilha Sonora da Vidauma música alegre para tocar e só assim, como se fosse mágica, a melodia converteu toda a fraqueza em sorriso e ao contentamento com a rotina. O que seria da vida se não existisse a música? Algo tão esplêndido, seria exagero dizer que uma trilha sonora correta tem o poder sobre a vida? Uma música triste consegue piorar o estado melancólico de alguém?

O pensamento que discorro aqui é um recorte sobre a música em relação à melodia e letra, não como mercadoria, meio de vida que é maravilhoso, mas ficará para um próximo texto.

Não consigo imaginar uma geração que não tenha a presença da música.  Friedrich Nietzsche um dos grandes filósofos já dizia que a vida sem música seria um erro. Nietzsche diante de sua sabedoria considerava a música como uma proposta de afirmação da vida, dizia que a música nos oferece momentos de verdadeiro sentimento, pois pode ser colocada ao lado do mundo e nos dar uma ideia do que deve ser entendido por justificação do mundo como fenômeno estético, ou seja, “A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”.

nota-musical-300x225 A Trilha Sonora da Vida

O filósofo atribui à música a importância para o pensamento e para a cidade, ocupando um lugar central na estética no que se relaciona com afirmação da existência humana. A música faz parte da nossa vida, marca momentos. É a melhor maneira de matar a saudade. Quem não tem na mente uma trilha sonora que represente uma época seja ela boa ou ruim? Pessoas sensíveis não resistem ao som, é uma viagem interna no mundo particular que só quem sente sabe.

A música é uma terapia não só para o ouvinte, mas para quem canta, dança, toca instrumentos, compõe. É inspiração para fazer qualquer coisa. Não é a toa que existem as músicas “chicletes” que não saem da nossa mente sem nosso consentimento. Música, independente de gênero, transcende, é fundamental, por isso se estiver triste ou alegre, pensativo, desanimado, seja lá qual for o seu estado, vai de música!

Nada como uma boa dose de música no volume de sua preferência. Tá permitido e ao persistirem os sintomas o médico deverá ser procurado.

Insistente social, militante de Direitos Humanos, amiga, feminista, assistente e Insistente social. Tentando o equilíbrio entre força e sensibilidade, por fora tranquila por dentro ninguém saberá.

Laicia Farias

Insistente social, militante de Direitos Humanos, amiga, feminista, assistente e Insistente social. Tentando o equilíbrio entre força e sensibilidade, por fora tranquila por dentro ninguém saberá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *