fbpx

Qual o Feed do EagoraCast?

O podcast é uma transmissão midiática pela internet que utiliza a tecnologia de feed RSS. Com isso percebemos que a experiência sonora não se limitasse somente ao rádio.

Mas o que é esse tal de feed RSS? É um formato de arquivo baseado na linguagem de marcação XML. E trata-se de uma tecnologia fundamental para diferenciar podcast do simples áudio na internet, pois assim como o podcast pode estar disponível na internet como qualquer outro arquivo de áudio, o feed dá ao podcast sua característica singular de assinatura. Assim, não é necessário que o interessado vá até ao site toda vez que quiser escutar o podcast após ter feito a assinatura do programa.

O nome da mídia Podcast foi, pela primeira vez, sugerido por Ben Hammerleys, em seu artigo para o jornal britânico The Guardian, em 12 de fevereiro de 2004. Onde ele se referia a programas de áudios disponibilizados na internet que, utilizando da tecnologia feed, seriam baixados automaticamente para o computador do ouvinte após esse assinar o feed, assim este não precisaria mais ir ao site produtor para receber novos episódios.

A origem remonta a 2004 onde já era comum encontrar programas em arquivos de áudio na internet, no entanto a cada nova edição de um programa, o ouvinte era obrigado a entrar no site para fazer o download do programa para então poder ouvi-lo. Enquanto Hammerleys foi quem batizou essa mídia como podcast, outros três nomes podem ser associados à origem da mídia quanto a sua tecnologia, Adam Curry, Kevin Marks, e Dave Winer.

Em 2004, Adam Curry e Kevin Marks desenvolveram um método para transferir áudios disponibilizados através do RSS para o agregador iTunes, da Apple, criando para esse agregador um protocolo de leitura e interpretação de feed, com uma tag especifica de enclosure, este tipo de enclosure por sua vez foi criado por Dave Winer um ano antes.

Dave Winer criou então um enclosure capaz de assinar arquivos de áudios usando o RSS, dessa forma o download do arquivo é feito automaticamente. Isso foi feito em 2003 para que o jornalista Christopher Lyndon disponibilizasse uma série de entrevista na internet.

Apesar de todo esse histórico que parece ser bem complicado assinar o podcast é um processo simples, pois se limita apenas em inserir o endereço do feed de determinado podcast em um agregador, na maioria das vezes esse endereço se encontra no próprio site do produtor do podcast.

O endereço de feed do EagoraCast se encontra no endereço abaixo e todos os interessados podem procurar escutar diretamente pelo site ou por aplicativos chamados agregadores de podcast como: Google podcasts, Castbox, Podcast Addict e outros. Para isso basta pesquisar pelo nome “EagoraCast”.

http://feeds.feedburner.com/http/wwweagoracastcom/episodios

Então é isso, assine nosso feed e acompanhem nosso trabalho que fazemos com carinho para vocês. Grande abraço.